O que é o minimalismo?

O minimalismo tem se tornado um assunto muito falado nos últimos tempos. Além de mais evidente, o assunto tem sido atribuído em diversas áreas: seja no mundo da moda, arquitetura, decoração, e muitas outras áreas. Mas você sabe exatamente o que é o minimalismo? Qual sua origem e sua influência? Eu estou pesquisando sobre isso e vim compartilhar algumas respostas com vocês nesse post.

A principal ideia do minimalismo é viver com o essencial. E é por isso que esse estilo passa a fazer parte do estilo de vida onde o consumo consciente é a ideia chave. Por essa essência o minimalismo passa a fazer parte de várias áreas da vida dos adeptos desse estilo. Afinal, quando se opta por viver com o essencial, essa escolha afeta tanto a forma em que nos vestimos, a forma em que vivemos, nos organizamos e também a forma que compramos.

alineinlove-minimalismo-decoracao

alineinlove-minimalismo-roupas

 

O minimalismo vem também com uma tendência  para satisfazer as pessoas que estão cansadas do consumismo e querem mais atenção para as coisas que o dinheiro não pode comprar: vivenciar a vida e a felicidade.

A história do minimalismo

Por definição,

A palavra minimalismo é uma referência a diversos movimentos artísticos e culturais em meados no século XX que passaram a usar poucos elementos fundamentais como base. Dessa forma, a filosofia minimalista, como estilo de vida, é apenas a identificação do essencial e a eliminação do resto, além da utilização de poucos elementos no dia a dia. (Fonte: minimalismonapratica.com)

Slow Fashion

Outra ligação muito importante do estilo minimalista é com o movimento slow fashion. Esse movimento basicamente vai contra o consumo acelerado e tem grande influência das questões sociais. Além disso o movimento slow fashion valoriza as peças boas e duráveis, e isso influencia diretamente no consumo consciente e na reutilização de peças em várias estações.

Cores e Uso

As cores que predominam no estilo minimalismo são as cores básicas:  preto, branco, cinza, azul-marinho e marrom. As estampas aparecem discretamente e as listras são as preferidas por serem clássicas.

alineinlove-minimalismo-guarda-roupa

 

Gostou do post? Me conta aqui nos comentários o que acha desse estilo e se você acha que consegue aplicar em sua vida.

4 thoughts on “O que é o minimalismo?

    1. Oi Bruuu que bom que vc gostou. Estou estudando mto esse estilo de vida e conforme as coisas começam a fazer sentido vou sentindo que posso compartilhar por aqui. Espero que acompanhe com carinho. Grande Beijão

    1. Obrigada por seu comentário Biaah!! Também gosto de poupar dim dim e usar muiiito tudo que tenho, então acabo sempre ficando nas cores básicas e elegantes. PS: tbm são minhas cores preferidas!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *